J´adore - Dior

 

Perfumes

 

Anúncio - J´adore Dior 

Denotação:

Em último plano vemos uma porta aberta, com uma iluminação muito forte seguidamente, vemos uma sala, com cadeiras dispostas na diagonal, atrás das cadeiras, estão umas esculturas que seguram candeeiros, atrás das esculturas, temos uma parede cheia de espelhos, já no outro plano temos do lado direito uma mulher mais especificamente uma atriz/modelo Chalize Theron, esta tem o cabelo loiro curto puxado ligeiramente para trás, com uma maquilhagem suave dourada, ela usa um vestido dourado bordado com lentejoulas em efeito degradé feito sob medida para o anúncio, com um colar dourado que cobre na totalidade o seu pescoço e vai até a barriga, já no lado esquerdo temos o produto propriamente dito, a garrafa com perfume também em tons dourados, esta tem uma forma de uma ânfora ou uma extensão do número 8, a forma é um tributo aos colares usados na tribo Kayan Lahwi, assim podemos relacionar a garrafa de perfume com o vestido e colar. Ao lado do perfume temos o nome do produto (J´adore) e a marca Dior, no canto inferior esquerdo vemos uma referencia as lojas em Nova York onde é possível encontrar o produto.

 

Conotação:

Christian Dior o criador da marca Dior quis dar ao sexo feminino o sonho de todas a mulheres puderem ser rainhas, isto traduziu-se não só pela moda, mas pelo perfume.

Um dos aspectos mais importantes no anúnicio é a localização. O palácio de Versalhes é talvez o maior símbolo de poder e luxúria no planeta e foi o cenário escolhido para este anúncio, pois transpõe os mesmos valores para o perfume. Mas é no salão dos espelhos que dá-lhe ainda mais significado, pois temos vários significados para os espelhos alguns dos quais a associação á pureza, a verdade e vaidade.

O anúncio faz uso da popularidade, beleza e influência da actriz e modelo sul africana, Charlize Theron, que é uma cara assídua dos vários anúncio de J´adore ao longo dos anos, os publicitários como tem conhecimento que a Charlize é imediatamente associada ao perfume que vem publicitando á vários anos, contractaram-na de novo pois ela está muito bem estabelecida no mercado e é facilmente reconhecida.

O facto de a actriz estar retro-iluminada dá-lhe uma conotação mítica e divina,  [podemos ver o recurso a intertextualidade com uma pintura de Raphael, essa luz intensa pode ser uma representação de saída do paraíso para nos entregar um perfume que seriam impossível encontrar no mundo terreno, ela é a escolhida para nos iluminar, ela é um anjo/messias que desceu das portas do paraíso para nos dar a conhecer o produto, por outro lado pode ser a rainha de Versalhes que está a andar no seu corredor confiante a usar o seu perfume favorito ela também mantem contacto visual com o observador pois isso ajuda a criar uma relação imediata e íntima com o público alvo quer seja do sexo masculino (pois a Charlize é um ícone de beleza e é desejada por muitos homens) e pelo sexo feminino (que desejam ser e sentir-se como a actriz).

É indispensável referir a presença do dourado, quase todo o anúncio é dourado, desde o tom de pele da atriz, ao vestido, ao cabelo loiro, da garrafa á iluminação a repetição da cor dourada ajuda a associar a estética do perfume (á ideia que o perfume é ouro líquido). O anúncio destina-se a pessoas de 25 a 50 anos, pois é nesta faixa etária que a população tem mais poder de compra.

 

Iluminação: Forte e de alto contraste

Cores: Predomínio das cores quentes, essencialmente o dourado.

Metáfora: A metáfora tem um papel fundamental neste anúncio, pois está implícito que a Charlize é um anjo/messias, sugerindo assim características comuns aos dois.

Metonímia: Há também o uso da metonímia entre a palavra Ore (ouro) que substitui J´adore.

Sinédoque: Outra figura de estilo presente no anúncio é a actriz representa não só um anjo como também

Dimensão do Plano: Estamos perante um plano americano, pondo a descoberto um pouco mais do ambiente luxuoso em que a atriz esta envolta.

Angulo da camara: A camara encontra-se num angulo normal

Focagem: A fotografia encontra-se focada seletivamente, onde a atriz, o perfume, as letras encontram-se em grande detalhe, quanto que o fundo encontra-se desfocado, esta técnica é muito interessante, mesmo estando o fundo desfocado conseguimos ainda ter a noção que estamos num ambiente de luxo dando ao mesmo tempo enfase aos objetos focados, imitando o olho humano, isto transmite a ideia que não estamos a olhar para uma simples foto, mas sim que estamos realmente nesse ambiente.

Composição:

-Que elementos compõem a imagem?

Os elementos que compõe a imagem são o logótipo da marca e o do perfume, a garrafa de perfume e a actriz

Qual a relação entre eles? A um trocadilho entre a marca Dior e o perfume como podemos constatar estas duas palavras tem uma semelhança semântica no sufixo ore de (J´adore) e or  (Dior), ore em francês significa ouro e é com essa repetição da palavra ouro que reforça a transmissão da mensagem. A garrafa e a actriz tem um relação muito interessante pois, a actriz tem semelhanças com a garrafa, quer seja pela cor (o dourado) que pela forma (bem delineada e marcada pelas curvas) ou pelo colar que a Charlize usa, é muito semelhante a parte da garrafa que separa o perfume da tampa.

Sugerem alguma forma geométrica? Não sugerem nenhuma forma geométrica

Organização simétrica ou assimétrica? Há uma organização dimétrica

Organização estática ou dinâmica? Dinâmica

O que nos quer dizer a composição? Lendo o anúncio da esquerda para a direita (por norma no mundo ocidental) este diz-nos o nome da marca e o perfume, logo após a compra temos a garrafa com o “valioso” perfume e podemos nos tornar uma modelo confiante e sensual como a Charlize Theron, esta publicidade surge aqui uma ordem não só cronológica mas também de tamanho, as letras encontra-se num tamanho menor, já a garrafa de perfume está num tamanho maior, e a actriz ocupa quase 1/3 da publicidade, isto mostra-nos o grau de importância que a compra de um perfume pode desencadear na vida de uma pessoa.

Como se obtém o equilíbrio? Através do aumento do tamanho real do perfume